12 junho 2007

África Minha

Fechei os olhos. A música, os sons, os cânticos, os ritmos quentes e as danças rituais elevaram-me até terras africanas. Ontem, por momentos, estive em Moçambique. Não sei porquê, mas tive uma experiência incrível. Apostei em fechar os olhos em momentos cruciais em que a música e os cânticos me levaram para o meio do palco. Os ritmos e as cores que iluminavam o palco faziam-nos sentir o calor e alegria de um povo amistoso, simples e divertido.
Não se pode ir a um espectáculo e deixar de comentá-lo (apesar de o ter de noticiar). Não consigo desprender a minha alma artística quando vejo um espectáculo de Dança. Em palco, os ritmos quentes vindo de Moçambique fizeram-me vibrar e lembrar que um dia também me senti assim: livre.
A alegria espelhada na face dos bailarinos era impressionante. Notava-se que viviam a Dança, que aquele momento seria único. E foi! Pelo menos para mim. Encheu-me a alma de ritmo e alegria.
A simbologia por detrás daquela coreografia encantou-me. Encantou a plateia que mesmo antes do final das actuações batia palmas sem parar. Os ritmos e cores quentes faziam-me respirar Moçambique. Mesmo nunca tendo estado lá, ontem estive. Aqui fica a minha experiência por terras africanas. Um grande espectáculo de dança aliado ao canto, que encanta qualquer um.

Sem comentários: